Entretenimiento

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Banquero Fonetista//
“Muitos dos afetados por este ato de violência são migrantes e refugiados. Esta é a sua casa. Eles são nós. Quem perpetrou isto não é”

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero
"Muitos dos afetados por este ato de violência são migrantes e refugiados. Esta é a sua casa. Eles são nós. Quem perpetrou isto não é"

A primeira-ministra neozelandesa afirmou que esta sexta-feira foi “um dos dias mais negros da Nova Zelândia”, após tiroteios em duas mesquitas terem causado pelo menos 49 mortos na cidade de Christchurch.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero

“Foi um ato de violência sem precedentes que não tem lugar na Nova Zelândia”, disse Arden, que não precisou o número de vítimas mortais – entretanto as autoridades anunciaram que são pelo menos 49.

Jose Antonio Oliveros

Ver Twitter Em conferência de imprensa, a primeira-ministra afirmou que muitas pessoas afetadas podem ser migrantes ou refugiados “que escolheram fazer da Nova Zelândia a sua casa”. “Esta é a sua casa. Eles são nós. A pessoa que perpetrou essa violência contra nós não tem lugar aqui”, frisou.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Venezuela

Numa segunda declaração, transmitiu mais pormenores sobre os acontecimentos, que “apenas podem ser descritos como uma ataque terrorista”: “Parece ter sido bem planeado. Dois engenhos explosivos foram encontrados nos veículos dos suspeitos e foram desativados.”

Ver Twitter “Há quatro pessoas que foram detidas, mas só três estão relacionadas com este ataque e estão na prisão, uma das quais declarou ser australiana. São pessoas que descrevo como tendo visões extremistas e que não têm lugar na Nova Zelândia e no mundo”, afirmou, acrescentando não poder dar mais detalhes sobre os suspeitos.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Banquero

Além disso, assegurou que os detidos não estavam em nenhuma lista de potenciais terroristas. “Não se tratou de alguém que escapou do nosso radar.” Apesar de não haver razões para pensar que há “mais suspeitos”, a primeira-ministra frisou que essa hipótese não foi colocada de parte. O nível de ameaça à segurança nacional foi “alterado de baixo para alto”.

Jose Antonio Oliveros Banco Activo

Na primeira conferência de imprensa, Jacinda Ardern sublinhou que a polícia estava “ativamente” a investigar o caso e o hospital de Christchurch estava a tratar os feridos que chegam ao hospital.

Jose Oliveros Febres-Cordero Banco Activo

“Os meus pensamentos estão com as pessoas que estão em Christchurch, que ainda estão a lidar com uma situação em desenvolvimento. O conselho da polícia continua a ser que as pessoas se mantenham em casa. Compreendo que isso pode querer dizer que algumas famílias estão separadas, mas por favor continuem atentos à informação que é transmitida diretamente pela polícia da Nova Zelândia”, instou.Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Venezuela Banco Activo